terça-feira, 27 de julho de 2010

O Que é Uma Mulher?


Ele, um ator acordou com a seguinte pergunta em seus pensamentos, afinal, o que é uma mulher? Passou o dia com isso na cabeça, com essa pergunta e ele tentava de todas as formas responder. Engraçado um homem tentando responder essa pergunta, mas não havia nenhum problema nisso, quem sabe ele ao menos quisesse entender um pouco mais sobre as mulheres propriamente ditas.

Pensou e tentou responder de todas as formas possíveis, mas não se dava por satisfeito, então, ao chegar em casa de noite resolveu tentar responder na prática o que é uma mulher, tomou um banho demorado, ficou de pé em frente ao espelho buscou seu estojo de maquiagem e começou a se maquiar, mas a se maquiar como uma mulher, uma mulher que talvez naquele instante estivesse se preparando para sair na noite, esse processo pra ele parecia que para elas era um ritual, um ritual de embelezamento de valorização do belo. Ele cuidou de todos os detalhes, dos olhos, das sobrancelhas, cílios, rosto, nariz e por último a boca, nessa parte ele escolheu um batom bem vermelho, passou, tirou o excesso, buscou em seu baú de figurinos e acessórios uma peruca, uma peruca morena de cabelos longos, penteou ela, colocou, penteou mais uma vez, ajeitou e se olhou no espelho.

Ali, ele ator, agora, ele vestido de mulher, pode perceber que todo homem tem um pouco de mulher, tem alguns traços, alguns jeitos, mas percebeu que uma mulher é, um ser de beleza, de sensualidade, mesmo ele com todos aqueles traços masculinos, via no seu rosto uma mulher que não era ele, talvez fosse se não tivesse nascido homem, ou então tivesse sido em alguma outra encarnação. Será que naquele instante ele finalmente respondeu, afinal, o que é uma mulher?

4 comentários:

  1. Prazer de contar com esse texto no meu trabalho =)

    ResponderExcluir
  2. Acho que toda mulher é um pouco atriz. Não no mau sentido do termo, mas no sentido em que precisa ser muitas, entender de muitos e gerar outros seres. Texto ótimo, profundo e verdadeiro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro quando você escreveu esse texto! Sem contar também que ele foi publicado em frances né? ;)

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre me fiz essa pergunta (na literalidade e no inverso, pensando realmente no que é ser um homem)... Na conclusão, acho que todos nós temos um pouco dos dois. Essa "essência andrógina" sempre está lá, quietinha, à nossa disposição, à nossa escolha de liberar uma das suas duas faces - ou as duas ao mesmo tempo. Lembro-me de uma frase do Dzi Croquettes "nós não somos homem, nós não somos mulher... Nós somos gente!" Aceitar e escolher liberar as duas facetas ao mesmo tempo é uma das coisas mais ricas que o ser humano pode fazer para si mesmo... Só assim ele pode ser GENTE!

    Adorei seu blog, Jorge! Um bj!
    Man

    ResponderExcluir